Anuncie Aqui

NORDESTE: EXPORTAÇÃO DE CAFÉ CAI MAIS DE 50% NO SEMESTRE

Salvador, 30 Jul.20013 (Agência Prodetec) - As exportações de café em grão do Nordeste durante o primeiro semestre deste ano tiveram um grande baque em comparação ao mesmo período de 2012: nada menos de 52,7%.

As receitas somaram US$ 31,3 milhões ante US$ 66,3 milhões no mesmo intervalo do ano passado. Os dados do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC) explicam que a queda do volume embarcado entre os dois semestres foi igualmente impactante (64%). Entre janeiro e junho último foram vendidas 9,4 mil de toneladas de café em grão contra 15,5 mil toneladas em 2012.

Com isso, a participação do produto na pauta exportadora do Nordeste foi reduzida de 0,73% para 0,41% entre junho de 2012 e junho de 2013.

Bahia

Toda a exportação nordestina de café em grão é responsabilidade da Bahia, onde a cafeicultura já apresenta grande relevância econômica nas regiões do Oeste, Planalto de Conquista e Chapada Diamantina, com a variedade arábica, e no Extremo Sul, com a variedade conilon.

Conforme a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a colheita do café já aponta melhora da produção na safra de 2013, com crescimento de 4,7%. A expectativa é 150 mil toneladas para a safra do estado.
=.=.=.=.=.

Voltar

 

A agência Prodetec é uma ferramenta voltada para divulgar artigos, estudos e pesquisas
sobre assuntos relacionados com o Nordeste

Imagine Comunicação Digital

Todos os direitos reservados. Reprodução do material permitida mediante citação da fonte.