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EXPORTAÇÕES. NORDESTE CONTINUA LIDERANDO VENDAS DE CALÇADOS

Porto Alegre, 15 Jan 2014 (Agência Prodetec) – As exportações brasileiras de calçados em 2013 praticamente empataram com as de 2012. A soma alcançou US$ 1.095 milhões contra US$ 1.093 milhões, variação de 0,2%. Em termos de volumes foram embarcados 122,9 milhões em 2013 e 113,2 milhões de pares no ano anterior.

De acordo com levantamento da Abicalçados, as vendas do Nordeste tiveram queda de 3,8% em relação a 2012, mas mesmo assim a região se mantém como a principal produtora e exportadora de calçados do Brasil. No Sul, o aumento foi de apenas 0,7% enquanto no Sudeste alcançou 16,2%.

As exportações nordestinas de calçados somaram US$ 512,9 milhões referentes ao embarque de 92,1 milhões de pares. O montante representa 46,9% de todo o Brasil. A região Sul participou com 37,3% (US$ 408,1 milhões) e o Sudeste, com 14,9% (US$ 162,7 milhões). Os demais estados respondem pelo restante.

Liderança estadual

Embora a produção física seja bem inferior a de outros estados, o Rio Grande do Sul lidera as exportações em volume de moeda. O fato se explica pelo maior valor médio por par exportado obtido pelas indústrias gaúchas. O estado vendeu 16,4 milhões de pares no acumulado do ano, gerando US$ 387 milhões, 35,3% do registrado para o Brasil.

Conquanto tenha maior produção física exportada, o Ceará coloca-se em segundo lugar quanto ao volume de divisas. As fábricas cearenses colocaram 51,7 milhões de pares no mercado internacional, totalizando US$ 314,9 milhões ou 28,8% do país. Esse desempenho ficou 1,5% abaixo em relação a 2012.

Na sequência dos maiores exportadores de calçados do ano passado aparecem São Paulo, com US$ 144,4 milhões para 10,1 milhões de pares; Paraíba, com US$ 103,4 milhões e 28,5 milhões de pares; Bahia, com US$ 63,1 milhões e 5,3 milhões de pares e Sergipe, com 18,8 milhões e 1,1 milhão de pares.

Dos estados produtores Pernambuco foi o que apresentou o maior crescimento no volume exportado: 26,4%, totalizando US$ 12,6 milhões e 5,2 milhões de pares.

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Destino dos calçados

Conforme a Abicalçados, Estados Unidos, Argentina e França são os três maiores mercados do calçado brasileiro. As vendas para os estadunidenses totalizaram US$ 189,4 milhões, ligeiramente abaixo do total obtido em 2012 (US$ 197,5milhões). A Argentina, apesar de todos os entraves impostos pelo governo, comprou US$ 118,8 milhões ante US$ 136 milhões no ano anterior.

Na sequência aparecem França (US$ 69,7 milhões), Paraguai (US$ 55,2 milhões), Angola (50,5 milhões), Bolívia (IS$ 44,9 milhões) e Chile (US$ 36,1 milhões). Peru (US$ 31,2 milhões) e Rússia (US$ 31,1 milhões) fecham o ranking dos dez maiores destinos do calçado brasileiro.

Em escala regional, os parceiros são praticamente os mesmos, com destaque para Argentina (US$ 96,7 milhões), Estados Unidos (US$ 80,4 milhões), Paraguai (US$ 26,3 milhões), Peru (US$ 20,4 milhões), Columbia (US$ 19,5 milhões) e Bolívia (US$ 17,8 milhões).

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