Anuncie Aqui

MINISTÉRIO RECONHECE GADO CURRALEIRO

Brasília, DEZ.2012 (Agência Prodetec) – O Ministério da Agricultura baixou a portaria Nº 1.150, de 14 dez 2012, para reconhecer a raça de bovinos conhecida por curraleiro pé-duro, concedendo à associação brasileira de criadores da raça (ABCPD), com sede em Teresina, autorização para efetuar trabalhos de registro genealógico dos animais.

As origens do curraleiro remonta aos bovinos trazidos pelos portugueses, durante o período colonial, caracterizando-se pela resistência às condições efafoclimáticas do semiárido e de outras regiões do país.

Em estados como o Piauí, onde o animal teve um grande papel na economia e na ocupação territorial, o curraleiro chegou à beira da extinção, tendo sido objeto de um amplo programa de pesquisas por parte da Embrapa Meio-Norte visando à sua recuperação e melhoria.

Uma das medidas nesse sentido foi implantar uma fazenda no município de São João do Piauí, na zona semiárida do Estado, com o objetivo de estudar e conservar o gado pé-duro, evitando seu desaparecimento.

Outra medida foi colocar algumas dezenas de animais à disposição do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), com vistas à sua difusão no Nordeste semiárido.
=.=.=.=.=.

Voltar

 

A agência Prodetec é uma ferramenta voltada para divulgar artigos, estudos e pesquisas
sobre assuntos relacionados com o Nordeste

Imagine Comunicação Digital

Todos os direitos reservados. Reprodução do material permitida mediante citação da fonte.