Anuncie Aqui

NORDESTE FRUTICULTURA: EMBRAPA ANALISA CULTURA DO CACAU NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Fortaleza, mar.2013 (Agência Prodetec) – O Banco do Nordeste aprovou a destinação de recursos para um projeto de pesquisa da Embrapa Semiárido, de Petrolina, cujo objetivo é verificar a viabilidade de cultivo de novas espécies de frutas na porção média do vale do São Francisco. Com isso, pretende-se oferecer ao produtor local alternativa ao plantio tradicional da manga, da uva e da banana hoje predominantes na região.

O projeto "Introdução e Avaliação de Cultivos Alternativos para as Áreas Irrigadas do Semiárido Brasileiro" abrange experimentos para aclimatar fruteiras de outras áreas às condições do semiárido.

É o caso do cacau, que apresenta resultados promissores nos primeiros ensaios realizados no município de Petrolina (PE).

Cacau irrigado
Segundo o responsável pelo projeto, agrônomo Paulo Roberto Coelho Lopes, da Embrapa, foram implantadas cinco áreas experimentais com cacau, em 2007. Essas áreas já frutificaram e a expectativa é de que se possa produzir cacau irrigado no Vale do São Francisco, atingindo-se a produtividade de 200 arrobas por hectare.

De acordo com o pesquisador José Maria Marques de Carvalho, do BNB-Etene-Fundci, as plantas apresentam aspecto saudável sem a presença de doenças nem sintomas da vassoura de bruxa, a principal doença da cultura do cacau.

Além do cacau, cujo cultivo é feito em regime de sombreamento com bananeira, o projeto estuda também fruteiras de clima temperado como maçã, pêra, caqui e ameixa.

Voltar

 

A agência Prodetec é uma ferramenta voltada para divulgar artigos, estudos e pesquisas
sobre assuntos relacionados com o Nordeste

Imagine Comunicação Digital

Todos os direitos reservados. Reprodução do material permitida mediante citação da fonte.