Anuncie Aqui

NORDESTE CONJUNTURA: REGIÃO TEM 12% DAS GRANDES INDÚSTRIAS DO PAÍS

Fortaleza, 13 Jul.2008 (Agência Prodetec) - Apenas 12,6% das grandes indústrias brasileiras, empresas com mais de mais de 249 empregados, estão localizadas no Nordeste. Um quarto delas fica no Sul, 52,2% no Sudeste, 6% no Centro-Oeste e o restante no Norte.

Segundo a pesquisa IBGE-PIA Empresa divulgada na última quarta-feira, em 2006, as companhias desse porte no Brasil totalizavam 3.448 e empregavam cerca da metade do pessoal do segmento industrial, com uma média de 980 funcionários por empresa.

Conforme o mesmo trabalho, esse grupo de empresas respondia por quase 80% do valor do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria e do faturamento líquido. As grandes companhias pagavam cerca de dois terços do total dos salários do segmento, com uma remuneração média de 5,3 salários-mínimos – o dobro da média observada nas pequenas e médias.

Importância relativa

A Pesquisa Industrial Anual do IBGE mostra ainda que as maiores indústrias têm mais importância relativa na região nordestina do que no Sul.

Em 2006, as empresas com mais de mil pessoas empregadas respondiam por 68,4% do VTI (valor da produção industrial) regional e 43,8% do pessoal ocupado no setor contra 61,3% e 26,4%, respectivamente, no Sudeste. O destaque é para os segmentos de refino de petróleo, produção de álcool, alimentos e bebidas, produtos químicos e indústrias extrativas que, no conjunto, detinham participação de 71% da produção.

Outro aspecto da pesquisa indica que em dez anos, entre 1996 e 2006, o Nordeste aumentou em 50% sua participação no VTI nacional das companhias com mais de mil empregados, passando de 7,1% para 11,3%.

Mesmo perdendo participação, o Sudeste ainda é amplamente majoritário. Sua participação desceu de 71,6%, em 1996, para 68,6% em 2000 e 64,4%, em 2006. As demais regiões ganharam participação: Centro-Oeste, de 1,2% em 1996 para 3,3% em 2006; e Norte, de 4,5% para 6,3%.

Ainda de acordo com a PIA-IBGE, em 2006, Sudeste e Sul concentravam 48,1% e 24% do total do pessoal ocupado entre as empresas com mais de 1.000 empregados, percentuais inferiores aos registrados por essas regiões no universo da pesquisa (53,6% e 25,6%). Por outro lado, no Nordeste (18,8%) e Centro-Oeste (5,5%) havia maior participação do pessoal ocupado nessa classe de empresa (12,6%) que no total da indústria (4,6%).

Desempenho nordestino

O desempenho do setor industrial nordestino em 2007 esteve muito aquém do nacional, não repetindo a expansão observada no ano anterior, superior à registrada para a indústria nacional. Este comportamento se explica pelo fato do crescimento da economia brasileira em 2007 estar alicerçado na expansão do segmento de bens de capital – segmento localizado predominantemente no Sudeste e Sul do País.

Nada obstante, a taxa de expansão da indústria regional vem melhorando comparativamente a do Brasil como um todo. A última edição da revista BNB Conjuntura Econômica, já disponível no endereço http://www.bnb.gov.br/projwebren/Exec/rce.aspx, mostra que de 2000 a 2006 a diferença entre essas taxas foi paulatinamente sendo reduzida, tendência interrompida em 2007.

No início de 2008, conforme Conjuntura Econômica, o Nordeste apresentou comportamento crescente na sua indústria de transformação para todas as variáveis analisadas em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

É o caso do indicador "vendas totais da indústria de transformação" que apresentou incremento de 6,7% e do desempenho das exportações de produtos industrializados, com expansão de 25,5%, apesar da valorização cambial da moeda brasileira. Este montante representou 84,6% das exportações totais do Nordeste em janeiro, correspondentes a US$ 1,283 bilhão. Os dados indicam que o Nordeste não é mais um mero exportador de matérias-primas, como foi no passado, detendo atualmente um parque industrial diversificado em que sobressaem os segmentos automobilístico, petroquímico, têxtil, vestuário e de calçados, dentre outros.

CONCENTRAÇÃO DAS GRANDES INDÚSTRIAS NO BRASIL. EM (%) POR REGIÃO

concentracao-industrias

Voltar

 

A agência Prodetec é uma ferramenta voltada para divulgar artigos, estudos e pesquisas
sobre assuntos relacionados com o Nordeste

Imagine Comunicação Digital

Todos os direitos reservados. Reprodução do material permitida mediante citação da fonte.